MÍDIA SOBRE SONO REGULAR
IMAGENS E VÍDEO
Dormir pouco, dormir mal, não dormir e não aprofundar o sono são muito prejudiciais à saúde. Com a privação de sono seu corpo não faz os reparos necessários para se manter saudável. Por isso, ela está associada ao risco de diversas doenças, principalmente as doenças metabólicas como obesidade, síndrome metabólica e diabetes.
Mais do que isso, a ciência hoje nos afirma que a privação de sono afeta todos os hormônios e todos os estados de saúde. Um sono não reparador irá diminuir seu desempenho físico e mental, sua libido, sua produtividade, seu controle mental e emocional.
A privação do sono piora todos os índices metabólicos e hormonais, aumenta o risco para todas as doenças cardiometabólicas como o diabetes e as doenças do coração, aumenta o risco de doenças mentais como depressão e ansiedade, derruba o sistema imunológico expondo você às doenças infecciosas e cânceres e, finalmente, promove a obesidade. Isso mesmo, quem dorme mal e dorme menos, ganha mais peso ao longo dos anos.
Dormir mau tem um efeito OBESOGÊNICO. Isso ocorre devido as seguintes alteração: diminuição do metabolismo basal; aumento do apetite por ação do Cortisol; aumento da fome por ação da Grelina e; diminuição da saciedade pela supressão da Leptina.
A este fenômeno denominamos de FÓRMULA DO ENGORDAMENTO DA PRIVAÇÃO DE SONO.
A privação de sono altera a quantidade de diversos hormônios, em especial, o CORTISOL. As consequências disso são o aumento da resistência insulínica e o aparecimento da síndrome metabólica, do diabetes, do hiperestrogenismo masculino, do hiperandrogenismo feminino e do aumento no risco de síndrome dos ovários policísticos em mulheres.
Este aumento de cortisol aumenta também o apetite, fazendo com que a pessoas se alimentem mais, principalmente de carboidratos refinados como pães, massas, bolos, doces, etc.
Sem corrigir sua privação de sono, as dietas e medicações para emagrecer poderão fazer pouco ou nenhum efeito, porque estarão sendo tamponados pelo seu metabolismo alterado, pelo excesso de cortisol, pelo excesso de insulina e pela resistência à insulina no tecido periférico. Temos que mudar isso!
Dormir bem faz bem! Pequenas modificações no seu comportamento do sono irá apresentar mudanças extraordinárias à sua saúde e à sua composição corporal. Experimente e tenha uma Saúde Extraordinária!