MÍDIA SOBRE REGULAÇÃO DO INTESTINO
IMAGENS E VÍDEO
REGULAÇÃO DO INTESTINO
INFLAMAÇÃO DO INTESTINO
A ciência moderna nos demonstra que a base de toda doença começa na inflamação crônica. Este é o nosso primeiro foco em Medicina Preventiva: avaliar seus níveis de inflamação crônica e corrigi-los.
Para uma avaliação correta deste estado inflamatório existem exames laboratoriais, exames de imagem e avaliação da composição corporal que, juntos, irão determinar os verdadeiros riscos para o aparecimento de doenças.
Neste aspecto, o Intestino é um órgão-alvo para a ocorrência de diversos processos inflamatórios. Além disso, o Intestino é importante tanto pela sua função digestória como pela sua função neuroendócrina, hoje muito bem estudada pela ciência, ganhando o nome de “segundo cérebro”.
Para dar um exemplo, 80% da serotonina produzida em nosso corpo vem do Intestino. E a serotonina é um neurotransmissor fundamental para o equilíbrio do humor e da nossa sanidade.
O Intestino é nosso principal órgão que controla a inflamação, pois tem inerente controle sobre nosso aparato imunológico, modulando as citocinas e a resposta imune.
Portanto, as agressões sobre nosso trato gastrointestinal irão promover disrupturas internas nas paredes intestinais, aumentando sua permeabilidade, mudanças na composição da flora intestinal sadia, chamada de Microbiota intestinal, além de causar desequilíbrio no sistema imune, aumentando a permeabilidade à vírus, fungos e bactérias patogênicas.
Para nos mantermos livres da inflamação crônica devemos começar por não inflamar nosso intestino, através de uma alimentação saudável rica em fibras, aminoácidos e gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais balanceados e, principalmente, parar de agredir nosso aparelho digestório com excesso de carboidratos refinados (açúcares, farinhas e amidos), produtos industrializados, gorduras hidrogenadas, xenoestrogênios, agrotóxicos, bisfenóis, etc.