MÍDIA SOBRE EQUILÍBRIO METABÓLICO
IMAGENS E VÍDEO
EQUILÍBRIO METABÓLICO
Quando falamos em equilíbrio metabólico queremos chamar a atenção para dois fenômenos que impactam diretamente a saúde de nossas células, tecidos e órgãos: os distúrbios mitocondriais e a inflamação crônica silenciosa.
A mitocôndria é uma organela intracelular responsável pela produção de energia da célula. Muito estudada, suas reações bioquímicas fazem parte de todas as cadeiras de estudo em ciências biológicas, onde o seu maior exemplo é o famoso Ciclo de Krebs, que representa a “respiração celular”.
As mitocôndrias são as centrais de energia das células, as usinas de força. E como bem sabemos, sem energia, nada funciona! Dessa forma, o bom funcionamento das mitocôndrias e suas reações químicas irá determinar o bom funcionamento da células e a saúde do tecido e órgão ao qual ela faz parte.
Se for uma célula do cérebro, você irá pensar, processar emoções, reter memória, fazer conexões mentais e motoras, e inúmeras outras funções que, ao final, poderão ser desempenhadas de forma ruim ou patológica, normal ou otimizada. O exemplo clássico está no comportamento da sua memória, pequenas variações nas funções cerebrais pode afetá-la, determinando baixo desempenho nos estudos, para ler um livro, para desenvolver pensamentos e, em último caso, para lembrar de uma vida inteira como ocorre no Alzheimer.
Se as mitocôndrias das células do músculo cardíaco não estão trabalhando bem, isso pode afetar seus batimentos cardíacos, a força de contração e o desempenho físico para diversas atividades, traduzindo-se em fadiga e cansaço. Nos casos graves, pode levar a angina e infarto do miocárdio.
O mesmo processo degenerativo pode ocorrer em qualquer tecido ou órgão do corpo humano. Por isso, nossa estratégia é otimizar o funcionamento mitocondrial através de diversos protocolos que envolvem ajustes alimentares, suplementação específica, atividade física e medicamentos. Um desse protocolos consiste em utilizar o “quarteto mágico” formado pelo magnésio, a carnitina, a coenzima Q10 e a D-Ribose.
A terapêutica mitocondrial é uma valiosa aliada à prática profissional de qualquer médico e consiste no principal passo metabólico de uma medicina preventiva.
O segundo ponto que afeta nosso equilíbrio metabólico é a Inflamação Crônica. Nosso corpo possui um sistema de regulação pró-inflamatória e anti-inflamatória balanceados por substâncias denominadas catecolaminas. Estas, por sua vez, são originadas dos ácidos graxos.
Este sistema regula a inflamação que, até certo grau, é protetora e benéfica ao nosso corpo. No entanto, a vida moderna e seus desequilíbrios alimentares, comportamentais e psicológicos levam a um desequilíbrio profundo neste sistema de regulação. Hoje, estamos sendo agredidos por diversas situações como o sedentarismo, o estresse e as fontes alimentares inadequadas.
Os alimentos são ricos em químicas diversas (conservantes, corantes, metais pesados, etc.), saturados de gorduras trans, gorduras hidrogenadas e excesso de ômega 6. Além disso, consumimos volumes absurdos de carboidratos simples representados pelas farinhas e açúcares refinados. E, ainda, priorizamos o sabor e o aspecto em detrimento do valor nutricional, consumindo muita “caloria vazia”.
O efeito de tudo isso é um aumento enorme na cadeia pró-inflamatória, promovendo um estado inflamatório crônico que irá se traduzir ao longo dos anos em resistência insulínica, síndrome metabólica, diabetes, doença coronariana, síndrome dos ovários policísticos, depressão, Alzheimer e muitas outras.
Portanto, manter o equilíbrio do estado inflamatório é fundamental para uma saúde extraordinária e consiste num dos pilares da verdadeira medicina preventiva. Controle sua inflamação crônica que você controlará o aparecimento de diversos doenças.
Para isso, temos exames laboratoriais que revelam diversos níveis de inflamação, determinando quais protocolos você deverá ser submetido para corrigir este distúrbio.