MÍDIA SOBRE EQUILÍBRIO HORMONAL
IMAGENS E VÍDEO
EQUILÍBRIO HORMONAL
Equilíbrio Hormonal, existe uma máxima nos Estudos da Fisiologia que diz: “Seus hormônios não caem porque você envelhece, mas você envelhece porque seus hormônios caem”. Esta é uma das maiores verdades fisiológicas que aprendi na prática médica e estudando muito.
Quando restabelecemos os níveis naturais de nossos hormônios, nosso corpo responde com saúde. Nossos hormônios funcionam como gerentes, coordenando o crescimento, a reparação e a manutenção de nossas células, tecidos, órgãos e sistemas.
Deste modo, evidências clínicas e científicas dão suporte a ideia de que o envelhecimento humano e seu adoecimento deve ser entendido como condições médicas na qual podemos intervir de forma a modificar o seu curso, simplesmente mantendo os níveis hormonais dentro dos parâmetro de um adulto saudável de 25 a 30 anos de idade.
Desta forma, adotamos a modulação do Equilíbrio hormonal como um modelo de medicina preventiva, avaliando as pausas hormonais e corrigindo aquilo que estiver de certa forma alterado para mais ou para menos.
A falta do Equilíbrio hormonal, provoca diversas pausas hormonais bem documentadas na medicina e que causam diversos distúrbios no ser humano. A mais conhecida é aquela que acomete a mulher por volta dos 50 anos de idade, a Menopausa, caracterizada pela deficiência de estrógeno da mulher madura.
Mas existem outras menos faladas e conhecidas do público em geral, assim como da comunidade médica, porque é de domínio do Médico Fisiologista que estuda hormônios. As deficiências hormonais são inúmeras. As mais importantes são: Eletropausa (pregnenolona), Melatopausa (melatonina), Somatopausa (GH, IGF-1), Tireopausa (T4 e T3), Andropausa (testosterona), Adrenopausa (DHEA, Cortisol).
Vale ressaltar que trabalhamos com a ideia de otimização e não correção de uma deficiência já estabelecida. Isto é, não devemos esperar a doença aparecer para instituir o tratamento. A Modulação Equilíbrio Hormonal tem por objetivo manter os níveis hormonais dentro dos parâmetros de um adulto jovem saudável, a fim de evitar e prevenir o aparecimento das doenças.