MÍDIA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA
IMAGENS E VÍDEO
ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
O Sedentarismo é o segundo mal do mundo moderno. Nossa vida tecnológica, cheia de facilidades em termos de comunicação e transportes, nos transformaram em seres humanos com pouca mobilidade natural.
Movimento é vida, sem movimento, as células musculares, ósseas, cartilaginosas, músculo cardíaco, pulmonar e renal, e até o cérebro, atrofiam. Pois, quando não são devidamente solicitados ou submetidos a algum tipo de estresse, o metabolismo adequá-se à baixa estimulação.
Como todos sabem que se movimentar é importante, temos uma disseminação de academias e escolas de esportes proporcionando todo tipo de modalidade para você compensar seu baixo nível de mobilidade natural. E este é o caminho mesmo, pois a tecnologia não tem mais volta, ou seja, ninguém mais irá percorrer longas distâncias a pé, que não seja por uma motivação esportiva ou de saúde.
Então, praticar esportes é fundamental para garantir a manutenção e recuperação da saúde. Mas o seu corpo precisa ser devidamente estimulado.
Haverá resposta metabólica somente diante do estímulo adequado. Estímulos insuficientes irão produzir pouco ou nenhum benefício. E um estímulo esportivo adequado ao seu corpo depende da intensidade.
Alta intensidade não significa que você deverá se matar praticando um esporte para produzir resposta metabólica ao exercício. Intensidade aqui tem haver com seus limites individuais.
Em outras palavras, se você já anda diariamente para ir ao trabalho, caminhadas aos fins de semana não irão fazer efeito em você. Neste caso, você deverá imprimir velocidade, aumentar distâncias, mudar o terreno, a fim de buscar seus limites pessoais.
Por outro lado, se você não sai do sofá há anos, talvez caminhar já seja muito intenso para você. Este é o seu limite atual.
E isto tudo é muito dinâmico e lindo. Hoje você caminha, amanhã está trotando, em seguida, disparando curtas distâncias e, por fim, longas distâncias.
O mesmo ocorre nos exercícios de força, mudando a carga e a intensidade dos exercícios, séries e repetições, para manter o estímulo muscular constante e buscar a hipertrofia muscular e a manutenção da massa óssea.
Existem três modalidades bem definidas pela ciência: treinamento resistivo ou de força, treinamento de endurece e treinamento intervalado. Cada um deles possui vantagens e desvantagens a serem avaliadas individualmente, além dos seus gostos pessoais e capacidade de adaptação individual para cada modalidade. Essa definição e tomada de decisão é feita com nossa assessoria médica exclusiva.
Portanto, tudo que você for fazer em termos de esporte, faça com intensidade. Busque seus limites individuais diariamente, pois, dessa forma, você estará preservando sua saúde e sua longevidade.