MÍDIA SOBRE CONEXÃO CORPO-MENTE
IMAGENS E VÍDEO
CONEXÃO CORPO-MENTE
É realmente possível usar a mente e os métodos mentais para curar as doenças do corpo, do coração e da alma.
A ciência demonstra que os “impulsos mentais” (pensamentos e sentimentos) podem se converter em mensagens neurais na forma de “moléculas bioquímicas mensageiras”. Essa conversão entre pensamento e neuroquímica ocorre numa região do cérebro chamado sistema límbico-hipotalâmico.
Estas moléculas, por sua vez, podem se dirigir ao sistema endócrino a fim de produzir diversos hormônios que irão regular a expressão dos genes nos núcleos celulares. Esses genes poderão, por fim, dirigirem as células a produzirem diversas moléculas que irão regular o metabolismo, o crescimento celular, o nível de atividade metabólica, a sexualidade, a resposta imune e inúmeras (infinitas) outras funções que mantém o organismo vivo.
A mente e o corpo estão unidos de fato por moléculas mensageiras, como por exemplo a Interleucina-2. Estas moléculas são o denominador comum entre a medicina biológica e a psicoterapia. Essas moléculas mensageiras fazem a conexão entre as emoções, sensações, pensamentos e imagens da consciência aos mecanismos moleculares e genéticos do corpo.
Existe de fato uma conexão mente-corpo. A mente, em outras palavras, é capaz de modular a criação e a expressão das moléculas da vida, tendo o sistema límbico-hipotalâmico como órgão mediador, uma verdadeira ponte entre o subjetivo e o objetivo.
E vamos além! Uma mente treinada, consciente deste processo, pode interagir com esses padrões de conexão mente-corpo, corrigindo disfunções e otimizando seus processos, amplificando-os.
Para isso é preciso treinar: mindfulness, respiração consciente, treinamento autógeno, yoga, meditação, biofeedback e muitas outras técnicas fazem mais do que conectar você ao universo. Elas conectam você a você mesmo!
Seja um agente consciente desse processo!